domingo, 2 de maio de 2010

Raquete e bolinha no Jiunbs

Gente,
eu sei que o Jiunbs ainda tá longe, mas quem pratica a modalidade Tênis ainda está em tempo de começar a praticar para competir no próximo campeonato!Ai embaixo está uma reportagem feita no ano passado sobre a inclusão desse esporte no jogos internos da UnB.

Estudante da agronomia tenta trazer o tênis para os Jogos Internos da Universidade de Brasília

dscn0143

Todo ano são disputados na Universidade de Brasília os Jogos Internos da UnB (Jiunbs). Neste ano, um esporte veio para trazer um pouco de novidade aos estudantes: o tênis. É a primeira vez que a modalidade vai ser disputada nos Jogos, pois, apesar de não ser um esporte novo e de ser conhecido por todos, o tênis até hoje nunca tinha feito parte do Jiunbs.

Artur Marins, estudante do 9° semestre de Agronomia da UnB, é um dos responsáveis pela chegada da bolinha amarela às quadras da UnB. Em março desse ano, Artur ficou sabendo dos Jogos Universitários de Brasília. Animado, o estudante se interessou e foi fazer sua inscrição. Devidamente registrado, Artur esperou a data de início da competição e quando tentava imaginar quem seria seu adversário, surpresa: não havia adversário. De todas as instituições de nível superior de Brasília – e não são poucas, diga-se de passagem – Artur foi o único que se inscreveu para o campeonato.

Mesmo com a experiência não muito agradável, o estudante de 26 anos decidiu tentar levar o tênis para sua Universidade. Aconselhado pelo professor Carlos, da Associação Atlética Acadêmica da Universidade de Brasília (AAAUnB), Artur assumiu a responsabilidade de ser coordenador do tênis no Jiunbs e de montar o Clube do Tênis da UnB .

Sem experiência nessa área, Artur resolveu espalhar cartazes pela Universidade para ter uma noção da dimensão do que ele teria que organizar: “Eu nunca tinha feito nada relacionado a organização de campeonatos. Precisava saber quantas pessoas teriam interesse para poder ter um ponto de partida”, explica o universitário. E para sua surpresa, resposta foi positiva: “Foram bem mais inscrições do que eu imaginava, foi acima das minhas expectativas”, conta surpreso. Depois da aceitação dos estudantes, Artur passou a se preocupar com o material para os jogos, com a arbitragem e com outros detalhes importantes.

Quando precisou do apoio da Universidade, Artur teve mais uma boa surpresa: “Essa reitoria, essa nova administração que assumiu está bem mais comprometida com o esporte que a anterior. Eles estão dando mais apoio em relação a material, a espaço físico...”, elogia o tenista.

dscn9907Quanto à estrutura da UnB, Artur avisa: “A Universidade reformou as quatro quadras do Centro Olímpico, mas só é possível jogar em duas delas, porque nas outras o piso ficou muito liso: a bola não sobe. Tem que melhorar mais algumas coisas: colocar iluminação adequada, um piso melhor, mas do jeito que está já dá pra fazer o campeonato tranquilamente”, pondera o organizador.

Se as quadras já estão prontas, os competidores também. Flávio Botelho, estudante do 5° semestre de Comunicação Social, está animado: “Fazia um tempo que tinha parado de treinar. Estava pensando em voltar a jogar e quando vi o cartaz, me animei. É uma boa chance para ver como está o meu nível e voltar a praticar”, explica Flávio.

A inserção da modalidade no Jiunbs pode ser também uma maneira de fazer os universitários voltarem a olhar para o tênis. “Eu achei muito válida a intenção do Artur de incentivar a prática do tênis na UnB. Todos viram que aquela mania do Tênis, que surgiu quando o Guga tava no auge, caiu bastante. Então essa é uma forma de trazer de volta pessoas que já praticavam, como eu, e de atrair novos adeptos”, justifica o estudante de Comunicação Social.

E o Clube do Tênis?

O imediato é o Jiunbs, mas Artur tem planos para mais adiante. A ideia do Clube do Tênis é de se institucionalizar um grupo de praticantes de tênis da UnB. O ponto principal seria que, com a organização de um clube oficial, eles teriam muito mais facilidade para conseguir apoio para praticar e divulgar o esporte. “Uma coisa sou eu pedir apoio para a UnB, outra coisa é um grupo organizado”, argumenta Artur. O estudante vislumbra até mais: “A gente pode até pensar em uma escolinha mais para frente”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário