domingo, 2 de maio de 2010

Atividade Cidadã



Se pedirmos para alguém definir em uma palavra o que acha do salário dos professores doutores da Universidade de Brasília, provalemente a resposta será "ABSURDO". Motivados pelo nosso professor (Doutor) a escrever sobre o assunto, faremos uma breve avaliação da situação da UnB e da maioria das universidades federais do Brasil.

Ficamos abismados quando deparamos com o contra-cheque apresentado. Apesar de não ser um salário de fome, convenhamos que R$ 7.200 remuneração bruta para uma pessoa que tem pelo menos 20 anos de estudo é bem pouco....

Comparando com outros cargos públicos, especialistas de agências reguladoras e auditores da Receita Federal ganham mais, apesar de a investidura no cargo necessitar de menos anos de estudo... Com isso, percebemos claramente o que todos comentam: o Estado paga bem a quem trabalha para ele, enquanto aqueles que trabalham para a sociedade ficam em segundo plano.

Verificamos assim quais são as prioridades do nosso governo (de um modo geral, independente de partido). A partir desse plano, percebemos que educação e segurança não tão importantes quanto a arrecadação fiscal.

Fato é que com esse salário ninguém pode reclamar da migração de professores para universidades, ou faculdades particulares. Mas idaí? Quem estuda nas universidades públicas geralmente estudou em escola particular.... o que custa apertar mais um pouquinho o orçamento e pagar mais uns 4 ou 5 anos de mensalidade?

Entretanto, os salários são apenas o reflexo de todo o descompromisso com as universidades. Carteiras estragadas, goteiras e banheiros estragados resumem bem essa ópera....

Nenhum comentário:

Postar um comentário