domingo, 30 de maio de 2010

E o que a Wikipédia tem a dizer sobre o assunto?



Cada vez mais a Wikipédia tem sido usada como fonte bibliográfica para confecção de trabalhos, mais em nível escolar do que médio. Embora ninguém vá tratar alguma doença baseado em um remédio indicado ali, ela é capaz de dar uma visão geral sobre a maioria dos assuntos. Vejamos então o que temos o que ela pode nos acrescentar:

Diplomática é uma ciência – ou, mais adequadamente, uma disciplina – voltada para o estudo das estruturas formais de documentos solenes, isto é, oriundos de atividade governamental ou notarial. A Diplomática é parente da arquivística, designada como tipologia documental; arquivística é sinônimo de arquivologia. À Diplomática cabe a difícil tarefa de análise de autenticidade documental, com base em elementos formais, como o fundo paleográfico e a estrutura ou fórmula jurídica do documento. Sua origem pode ser remontada ao século XVII, embora a diplomática atualmente contribua em outros pontos essenciais da análise documental, tendo por fito principal a normatização de práticas de catalogação de espécies documentais.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Diplom%C3%A1tica (em 30/05/2010 às 15h10)

Se indagarmos se a definição é razoável, a resposta será sim. Caso o questionamento seja se alguém a colocaria na introdução da sua tese de mestrado, a resposta certamente será não.

Analisanto o contexto da Enciclopédia Livre, verificamos que esse é um verbete cumpre a sua função de mostrar ao mundo (a parte que fala português) o que é Diplomática. Foi bem escrito e possui uma bibliografia que conta com nomes como Heloisa Bellotto. Provavelmente foi escrito por alguém da área, uma pessao bem intencionada.

Íamos muito bem até que verificamos a categoria na qual está inserido o texto: "Ciências auxiliares da História".

Nem tudo são flores, mas como dizem por aí, entre mortos e feridos todos se salvaram...

Um comentário:

  1. OLÁ, GALERA!!!!
    SOMOS DO GRUPO PODE BEIJAR A NOIVA, E VIEMOS AVISAR QUE O NOSSO ENDEREÇO MUDOU!!!

    www.podebeijaranoivaa.blogspot.com

    até mais

    ResponderExcluir