quarta-feira, 26 de maio de 2010

Diferença entre diplomática e tipologia documental

Devido o tema da última aula iremos postar diferença de diplomática e tipologia!


A Diplomática relaciona-se à questão da falsificação e das dúvidas sobre a autenticidade de documentos. Segundo Bellotto, o objeto da Diplomática é a configuração interna do documento, o estudo jurídico de suas partes e dos seus caracteres para atingir sua autenticidade. Seguindo esse raciocínio, a autora Ana Célia Rodrigues afirma que a Diplomática, como ciência, existe para atestar a autenticidade dos documentos arquivísticos através do seu método de análise, que antes era baseada no local de guarda dos documentos e, posteriormente, passou a ser atestada com base no documento em si, em suas características.

Para a Arquivística brasileira, a Diplomática e a Tipologia Documental são campos de estudos distintos. Enquanto o objeto da Diplomática são os documentos de natureza jurídica refletidos no ato escrito que possuem estruturas pré-estabelecidas, de acordo com sua espécie documental ,a tipologica pressupõe o estudo do documento tendo como foco central o contexto de produção (proveniência) e a definição da função à qual aquele documento atende naquele arquivo.No sentido moderno da Diplomática, os documentos são analisados na direção de seu contexto de produção, nas relações entre as competências , funções , atividades do órgão produtor e neste sentido, apresentam suas profundas relações com a Arquivística .

4 comentários:

  1. Excelente a distinção feita pelo grupo. Muito bom ter ressaltado que essa é uma distinção da Arquivística brasileira. Melhor ainda a questão do contexto, no ARQUIVO. Essa ideia de refletir com um após a aula é muito boa. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Anotar pontos relevantes da aula e produzir postagens é sempre bom: deixa o blog mais direcionado para a matéria e acabamos aprendendo um pouquinho mais, trabalhando os conceitos. O texto é objetivo e vai direto ao ponto, ótimo.

    ResponderExcluir
  3. Feedback:
    O blog apresenta alto (como agora) e baixos (bola de tênis). Às vezes a questão dos arquivos e até mesmo da universidade some completamente. Outras vezes o blog é bem intersante. Acho que é questão de tentar manter o foco, que deve ser, em primiero lugar, arquivístico. Precisa manter o padrão de nomes e termos, que às vezes são alterados entre um post e outro.

    ResponderExcluir
  4. Olá pessoas!
    Com base na listinha de pré-requisitos do blog mãe (e uma experiênciazinha a mais) quero fazer algumas observações.
    Este humilde email é para que vocês tenham em mente um pouquinho melhor a direção a seguir, visto que um dos objetivos do blog é garantir a liberdade de assuntos e formas de comunicação que a ferramenta propicia e que também é agraciado pela interdisciplinaridade da Arquivologia. Vamo lá

    * Nome e e-mail dos componentes dos grupos; OK
    * Proposta de trabalho; *** É super importante que vocês definam exatamente o que vocês vão trabalhar. Dizer apenas que é pra disciplina não é suficiente e é bom definir isso até mesmo para facilitar a vida de vocês depois. Tenham em mente o trabalho final, que irá envolver analisar alguns documentos em um certo contexto(Olhem os blogs de semestres passados, ajuda muito, mas vou pensar algumas coisas pra sugerir para vocês)
    * Textos sobre diplomática;* O último texto foi ótimo. É sempre importante relacionar o tema à diplomática, tipologia, documentação...mais textos como esse são necessários.
    * Tarefas das aulas e links que remetam a elas; (os marcadores podem ser melhor distribuídos! Aquele geralzão "Postagens" deixa um pouquinho perdido

    * Links para postagens antigas; (Eu acho legal o 'arquivo do blog', que deixa disponível a data e título da postagem e pode ajudar na hora de localizar alguma postagem específica, mas depende de vocês)
    * Link para o blog-mãe, de lá irão os links para cada blog da turma; ** Foi pedido do professor, vocês podem deixar só o blog-mãe mas também vale deixar ele em destaque e colocar os blogs amiguinhos em um menu separado.

    * Links relacionados ao tema do trabalho; (está bom, sempre com informações sobre a universidade, adicionem algo também relacionado com documentação ou arquivos da universidade :)
    * Links relacionados ao assunto diplomática e tipologia; *** O blog precisa de mais conteúdo relacionado a disciplina, vocês podem falar sobre a aula, como na última postagem, podem encontrar um texto legal na internet e comentar sobre ele, falar sobre os principais autores da área e colocar links pros textos deles...
    * Link para o trabalho final; *** Facilita a vida já dar início, o trabalho final é contrução de formiguinha, um montinho de cada vez...mas depende totalmente da definição da proposta!

    * Glossário de termos que serão utilizados no trabalho; *** É bom colocar os conceitos básicos da arquivologia e ir complementando com termos relacionados à temática que vocês estão trabalhando.

    * Bibliografia no padrão ABNT (quando possível, com links para os textos)* Tentar adicionar alguns links :)


    Estes são pontos a ser observados, e o blog vai tomando forma no decorrer do semestre. Não se preocupem.
    Não se esqueçam de manter as leituras em dia.
    Qualquer dúvida, mandem email ou me procurem hoje okay? Depois faço observações sobre as atividades.

    ResponderExcluir