sábado, 17 de abril de 2010

Arquivo da Comissão de Formatura

Olá Senhores!

A atividade da vez (fazendo referência ao Blog da Vez =P)é fazer a análise diplomática e a tipologica de alguns documentos da Comissão de Formatura.

A análise tipológica dos 3 é semelhante:suporte: digital;
  • forma: cópia;
  • formato: documento .doc;
  • gênero: textual;
A variação ocorre na espécie e no tipo de cada documento. Quando fazemos a análise tipológica, conseguimos individualizar cada documento.

1 - Juramento da Arquivologia:
  • Documento disposto no site www.4share.com. Como não possui data ou assinatura, é difícil determinar sua procedência. Entretanto, acreditamos que esse documento (na verdade o original) foi lido durante a cerimónia de formatura dos alunos de Arquivologia, ficando todos os alunos graduados sujeitos a ele. Resume em algumas palavras a postura ética que deverá ser seguida pelos arquivistas formados.
  • Nas 3 situações, arquivo do CAARQ, arquivo do professor André e arquivo de um aluno, o documento possui carater informativo. Por estar disponível na internet, sua guarda não necessita de grandes cuidados.
2 - Discurso do Paraninfo:
  • Também disposto em site www.4share.com. Esse documento possui data e um cabeçalho que o situa no tempo e no espaço. Se o formato do documento fosse .pdf, ele gozaria de mais autenticidade. Apesar disso, é uma saudação proferida pela professora Lilian Alvares a todos os presentes e homenageados na cerimônia.
  • Para os 3 arquivos o documento possui carater informativo. O fato de estar disponível na internet permite acesso irrestrito ao seu conteúdo, sendo assim, a guarda não necessita de muitos cuidados...
3 - Discurso do Orador:
  • Documento sem assinatura ou datas. Sem uma orientação prévia é difícil situá-lo em um contexto. Um belo discurso depois de 4 anos de curso, mas apenas quem esteve presente é capaz de assegurar que este foi o declaro pelo orador...
  • É um documento informativo para os 3 arquivos, entretanto a versão original certamente terá uma guarda permanente no arquivo do aluno que o elaborou.

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