quinta-feira, 22 de julho de 2010

UnB é a primeira instituição pública a aplicar prova digital.


Provas impressas, respondidas à mão e corrigidas dias depois da aplicação estão perdendo espaço para um novo modelo. Avaliações começaram a ser aplicadas em um computador por meio de tecnologia inédita que permite ao aluno saber se foi aprovado assim que termina a prova. A Universidade de Brasília é a primeira instituição pública do Brasil a utilizar o programa. A partir desta segunda-feira, 19 de julho, 639 alunos da UnB serão avaliados por meio do novo sistema nas provas de proficiência de Inglês I e II. O projeto foi desenvolvido pelo Cespe.

A prova digital possui um banco de itens com diferentes níveis de dificuldade. Para cada questão de múltipla escolha é aceita apenas uma alternativa, sendo que as respostas corretas ou erradas indicarão o grau de dificuldade da próxima questão. Se o candidato acerta uma questão, um novo item mais difícil é apresentado. No caso de erro, o sistema seleciona um item mais fácil.

No final da avaliação, o computador fornece o nível de conhecimento em que ele foi classificado, a nota, e dicas de estudo para aperfeiçoar os conhecimentos. O programa foi desenvolvido a partir de pré-testes com as questões que serviram para classificar os níveis de dificuldade das questões.

Segundo Paula, o CAT ainda poderá ser usado em outras disciplinas da Universidade como Cálculo 1 e 2. “Mas, primeiramente, vamos expandir o sistema para o teste de proeficiência em espanhol”, afirma Paula. Concursos maiores como o vestibular, contudo, precisarão esperar mais para ter o sistema incorporado. “É algo que ainda precisa ser estudado. No momento ainda não existe abertura para fazer pré-testes em concursos maiores”.


E aii...será que essa moda pega? Imagina a gente fazendo prova de diplomática pelo computador...pelo menos a nota sairia na hora. Professor solta essa nota logo!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário