sexta-feira, 18 de junho de 2010

Tarefa da Semana



A atividade proposta consiste em responder as perguntas elaboradas pelos colegas. Entre as perguntas dispostas, nosso grupo decidiu por responder as feitas pelo blog "Escoteiros Diplomáticos". Para aqueles que ainda não conhecem, vale a pena conferir o blog em:

escoteirosdiplomaticos.blogspot.com
Bem, vamos para a atividade laboral...

O conceito de Diplomática variou bastante ao longo do tempo. Até mesmo a função dos profissionais que trabalhavam na área mudou. Na Antiguidade Clássi, a palavra diploma era usada para designar os documentos produzidos pelo Imperador, pelo Senado ou aqueles documentos públicos que giravam em torno da cidadania. Entretanto, com o passar do tempo, foram surgindo novas necessidades e a sociedade necessitou de novas formas de análise de documentos, não somente os produzidos pelo Estado, mas também por pessoas e entidades privadas. Nesse sentido, a Ciência evoluiu de tal forma que hoje a Diplomática está associada a análise do aspecto formal dos documentos registrados, sobretudo os administrativos.

Um dos expoentes das Diplomática Contemporânea, Belloto foi influenciada, entre outros, por paola carucci e Alessandro Pratesi. Esses autores e também a "aprendiz" lograram êxito ao aplicar método diplomático aos documentos modernos. Verifico-se então que o mesmo método utilizado para identificar a autenticidade dos documentos medievais podia ser aplicado na criação, manutenção e preservação de documentos contemporâneos, inclusive eletrônicos.

Nesse sentido, a partir do estudo da tipologia documental, Belloto foi capaz de identificar o contexto de criação do documento. Isso foi excelente, pois desvinculou-se o estudo da tipologia da necessidade fundamental de um organograma ou fluxograma da empresa. Por meio da tiplogia documental, foi possivel recriar o contexto de produção de todo um conjunto documental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário