sexta-feira, 11 de junho de 2010

E a autenticidade?


Foi notícia hoje a contratação do jogador Jobson pelo Botafogo. Após uma grande batalha travada entre o alvinegro carioca, Flamengo e Brasiliense (Luis Estêvão) o atacante que salvou Bota do rebaixamento no ano passado finalmente teve seu futuro definido.

Ótima notícia, para os botafoguenses, mas o que o desfecho da história tem a ver com a Disciplina Diplomática e Tipologia Documental?

A resposta é TUDO!!!

Até o início da semana, pareceia que o clube da Gávia iria ganhar o pleito, entretanto uma notícia veiculada na internet mudou toda a situação. Uma suposta foto caseira do atleta vestindo a camisa do Glorioso foi veiculada em alguns sites...

Isso foi o bastante para que torcedores rubro-negro encaminhassem um manifesto contra a contratação do jogador. Tamanha foi a repercussão que pouco tempo depois o Flamengo se desinteressou e a negociação que se arrastava por meses foi concluída em 2 dias.

Após toda essa história, que para muitos é apenas para boi dormir, vamos analisar o contexto de produção do documento:

1 - A fotografia (digital) possui uma péssima resolução, seria facilmente manipulada por um "photoshopeiro";

2 - Não existe elementos suficientes para provar a data de criação da foto (poderia ter sido tirada quando o jogador ainda pertencia ao Botafogo)

3 - Ninguém realmente sabe quem é o autor da foto.


Diante disso, a pergunta que se faz mister é: a foto era suficiente para provar que Jobson é torcedor do Alvinegro?

Para saber mais, acesse o link da reportagem em www.lancenet.com.br/noticias/10-06-09/769329.stm

Um comentário: