domingo, 27 de junho de 2010

Desafio - Blog Fundo de Garagem

Em resposta ao desafio proposto pelos nossos amigos do Fundo de Garagem, elaboramos esse post, após uma árdua discussão, para expor nossas conclusões. Segue um breve resumo do desafio:

Milhares de carros são roubados todos os anos no Brasil, após isso alguns são desmanchados e outros são clonados. Estes são "maquiados" e vendidos, muitas vezes por preços abaixo do mercado. Entretanto, após a realização desse negocio da China, o comprador descobre que o carro era clonado. Diante disso, devemos analisar alguns documentos que possam comprovar legalidade do veiculo, vamos a eles:

  • Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) - O documento original possui marcas que podem distinguí-lo de uma falsificação grosseira. Entretanto, se analisado isoladamente, dificilmente será possível identificar a falsficação, pois como sabemos muitos desses CRLVs falsos são emitidos nos próprios Detrans.
  • Placa do Carro - o mais comum é atentarmos para o lacre que o Detran coloca quando faz a vistoria, mas além disso, existem outros fatores a serem observados. Os caracteres seguem uma padronização, assim como as cores. Além disso, os carros emplacados em cada estado possuem a primeira letra em comum, as placas dos carros emplacados em Brasília, por exemplo, começam com a letra J.
  • O carro também possui elementos que comprovam a sua autenticidade. Em alguns locais podemos observar o número do chassi. Além disso, devemos observar coisas mais lógicas, como a cor do carro e o modelo.
Diante disso, a pessoa que comprar esse carro provavelmente não receberá em casa a multa decorrente do excesso de velocidade. Quem a receberá será o proprietário do carro clonado.

A dica que os especialistas sempre dão é a de duvidar de preços muito diferentes do praticado no mercado. Além disso, é importante consultar a situação do carro junto aos órgãos competentes. Além disso, nunca se deve deixar a transferência do carro para depois, do contrário quem comprar um carro clonado pode responder judicialmente por andar com um carro roubado.

Um comentário:

  1. Obrigado por participar! Gostaria só de ressaltar que o prêmio é 1 único exemplar. E caso a análise em grupo de vocês seja a melhor, a qestão: "com quem fica o prêmio?" estará a cargo de vocês.

    Aguardem o resultado na semana do dia 05/07. O prêmio será entregue na aula.

    ResponderExcluir